domingo, 22 de setembro de 2013

Violência não pode ser vista como um desvio de conduta.

 

A violência é tema atual e indubitável fator de medo que assalta a paz interior da sociedade moderna, os pais  amedrontados com a violência nas ruas e temendo acontecer alguma coisa de ruim com seus filhos, compram um computador com internet e dão de presente a eles. Mas nada disso resolve, pois a violência também aparece de forma velada nos teclados de um computador, com os crimes cibernéticos e clonagem de senhas e e-mails.
Atitudes violentas desaguam em assaltos, homicídios, sequestros, tráfico ilícito de drogas, agressões físicas, desigualdades sociais e agora estamos vivendo uma onda de ataques, no estado de Santa Catarina facções criminosas estão destruindo ônibus públicos, ameaçando os policiais e suas famílias. As causas dessa violência são geralmente o desrespeito humano, o descontrole emocional, as frustações, as patologias mentais.
As consequências da violência são desastrosas para o individuo, sua família e para o Estado, um homicídio registrado numa comunidade causa prejuízo sociofinanceiro, na persecução criminal contra o autor do ilícito, o Estado movimenta toda a máquina policial, o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Sistema Prisional e a sociedade que acaba por arcar com as despesas durante a segregação (afastamento), do cidadão em conflito com a lei. Assim á vitima, a sociedade suporta o ônus desde os exames de necropsia até o pagamento das verbas indenizatórias e seus familiares.
A violência no ambiente escolar tem sido discutida no mundo inteiro, com ações distintas conforme a metodologia de cada país, que se movimenta para amenizar o fenômeno que fez do magistério profissão de risco e dividiu alunos em opressores e vítimas. Na França  23,9% dos alunos já foram agredidos 72,4% sofreram insultos e 45,1% foram roubados.
Nos EUA, os estabelecimentos se equipam, contratam seguranças e milhares deles estão recompensando alunos que informam, via “disque denúncia”, atividades suspeitas. Na Argentina, há o desenvolvimento de um trabalho pioneiro na América Latina, que treina professores para medir conflitos. Já na Inglaterra, crianças de dez anos respondem por seus “crimes” (importante observar que no Brasil nenhum adolescente ou criança comete crimes, mas sim atos infracionais, que são condutas consideradas pela legislação penal como crimes), e podem ser expulsas da rede escolar isso na Inglaterra, aqui no Brasil são encaminhadas para o Conselho Tutelar e Vara da Infância e do Adolescente.
“A criminalidade é a somatória de fatos definidos na lei como conduta criminosa, assim á soma dos fatos definidos como furto, roubos, homicídios, lesões corporais, estupros, sequestros”
A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitação, oportunidade de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas publicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.
 
Autora: Claudia Albuquerque Gomes.
 

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