A
violência é tema atual e indubitável fator de medo que assalta a paz interior
da sociedade moderna, os pais
amedrontados com a violência nas ruas e temendo acontecer alguma coisa
de ruim com seus filhos, compram um computador com internet e dão de presente a
eles. Mas nada disso resolve, pois a violência também aparece de forma velada
nos teclados de um computador, com os crimes cibernéticos e clonagem de senhas
e e-mails.
Atitudes
violentas desaguam em assaltos, homicídios, sequestros, tráfico ilícito de
drogas, agressões físicas, desigualdades sociais e agora estamos vivendo uma
onda de ataques, no estado de Santa Catarina facções criminosas estão
destruindo ônibus públicos, ameaçando os policiais e suas famílias. As causas
dessa violência são geralmente o desrespeito humano, o descontrole emocional,
as frustações, as patologias mentais.
As
consequências da violência são desastrosas para o individuo, sua família e para
o Estado, um homicídio registrado numa comunidade causa prejuízo
sociofinanceiro, na persecução criminal contra o autor do ilícito, o Estado
movimenta toda a máquina policial, o Ministério Público, o Poder Judiciário, o
Sistema Prisional e a sociedade que acaba por arcar com as despesas durante a
segregação (afastamento), do cidadão em conflito com a lei. Assim á vitima, a
sociedade suporta o ônus desde os exames de necropsia até o pagamento das
verbas indenizatórias e seus familiares.
A
violência no ambiente escolar tem sido discutida no mundo inteiro, com ações
distintas conforme a metodologia de cada país, que se movimenta para amenizar o
fenômeno que fez do magistério profissão de risco e dividiu alunos em
opressores e vítimas. Na França 23,9%
dos alunos já foram agredidos 72,4% sofreram insultos e 45,1% foram roubados.
Nos EUA,
os estabelecimentos se equipam, contratam seguranças e milhares deles estão
recompensando alunos que informam, via “disque denúncia”, atividades suspeitas.
Na Argentina, há o desenvolvimento de um trabalho pioneiro na América Latina,
que treina professores para medir conflitos. Já na Inglaterra, crianças de dez
anos respondem por seus “crimes” (importante observar que no Brasil nenhum
adolescente ou criança comete crimes, mas sim atos infracionais, que são condutas
consideradas pela legislação penal como crimes), e podem ser expulsas da rede
escolar isso na Inglaterra, aqui no Brasil são encaminhadas para o Conselho
Tutelar e Vara da Infância e do Adolescente.
“A
criminalidade é a somatória de fatos definidos na lei como conduta criminosa,
assim á soma dos fatos definidos como furto, roubos, homicídios, lesões
corporais, estupros, sequestros”
A
solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores
da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também
demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema
educacional, saúde, habitação, oportunidade de emprego, dentre outros fatores.
Requer principalmente uma grande mudança nas políticas publicas e uma
participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de
abrangência nacional.
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